domingo, 5 de junho de 2022

Medicamentos para TDAH têm avisos

 


Estima-se que mais de 2,5 milhões de crianças e adolescentes nos Estados Unidos tomem estimulantes para controlar seu TDAH.


Drogas como Ritalina, Adderall , Dexedrine e Concerta são conhecidas por aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial , mas o risco não foi considerado significativo em crianças saudáveis.


A FDA exige que esses medicamentos incluam advertências na rotulagem sobre o risco de morte súbita cardíaca em pacientes com problemas cardíacos, mas a incidência de eventos cardíacos entre crianças e adolescentes que tomam os medicamentos para TDAH não é conhecida.


Em março de 2006, um painel da FDA relatou que entre 1992 e 2005, 11 mortes súbitas cardíacas ocorreram em crianças tomando Ritalina e Concerta, ambos contendo o estimulante metilfenidato , e 13 mortes súbitas cardíacas ocorreram entre crianças que tomaram os estimulantes contendo anfetaminas Adderall e Dexedrina. Três mortes súbitas cardíacas também foram relatadas entre crianças que tomaram a droga Strattera para TDAH , que não é um estimulante.



No final do ano passado, um painel especial da American Heart Association recomendou a triagem de todas as crianças e adolescentes que tomam medicamentos para TDAH para problemas cardíacos ocultos. O painel também pediu a triagem de eletrocardiograma (ECG) de todos os pacientes que estão sendo colocados nos estimulantes pela primeira vez.


Editorial: 'Drogas não são inócuas'

Em um editorial publicado com o estudo, Benedetto Vitiello, MD, e Kenneth Towbin, MD, do National Institute of Mental Health, escrevem que este relatório “deve ressaltar que os estimulantes não são inócuos e que seu uso terapêutico requer avaliação diagnóstica cuidadosa, triagem de segurança e monitoramento contínuo.”


Ritalina, Concerta e outras drogas para TDAH estão sendo cada vez mais usadas de forma recreativa, geralmente em um esforço para aumentar o desempenho acadêmico ou no trabalho., ao comprar ecstasy


Vitiello diz ao WebMD que os usuários recreativos pensam erroneamente nessas drogas como seguras.


“Essas drogas estão sendo amplamente mal utilizadas e as pessoas precisam saber que elas não são benignas”, diz ele.


Uma porta-voz da McNeil Pediatrics, que faz a Concerta, disse ao WebMD que a empresa “saúda qualquer dado que acrescente ao corpo de conhecimento nesta área terapêutica”.


Chamadas para Shire Pharmaceuticals, que fabrica Adderall, e Novartis Pharmaceuticals, que comercializa Ritalina LA, não foram retornadas a tempo de publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário