sábado, 3 de abril de 2021

5 erros do ciclo de vida do cliente a serem evitados a todo custo

 “Nosso trabalho como profissionais de marketing é entender como o cliente deseja comprar e ajudá-lo a fazer isso”

Bryan Eisenberg

Como profissional de marketing, é seu dever desenvolver estratégias, iniciativas e conteúdo para capturar consumidores em todas as fases do funil de vendas.



Ao focar em cada elemento do ciclo de vida do cliente, você garantirá que envolverá seus clientes em potencial do início ao fim, incentivando conversões, fidelidade à marca, personalização repetida, defesa da marca e ... mais conversões.


Mas, apesar da importância de nutrir cada um dos estágios do ciclo de vida do cliente, você ficaria surpreso com a quantidade de erros que as pessoas cometem ao escolher uma plataforma de cursos online


Esses erros não são apenas prejudiciais à reputação da marca, mas também são caros em termos de tempo e dinheiro, prejudicando o progresso e desperdiçando recursos valiosos. Dito isso, você deve ficar longe deles a todo custo.


Para ajudá-lo a evitar erros de marketing de ciclo de vida potencialmente devastadores e ter sucesso no campo de batalha promocional, aqui estão cinco erros de marketing de ciclo de vida do cliente que você deve evitar.


1. Não confie em uma única fonte de tráfego

Um dos elementos mais críticos do ciclo de vida do cliente é atrair novos clientes e gerar tráfego para seu site. Mas, não se engane confiando em uma única fonte de tráfego.


Em nossa era digital hiperconectada, há um número aparentemente infinito de pontos de contato para a criação de conteúdo envolvente e conexão com os consumidores em um nível pessoal. Como tal, há uma série de fontes de tráfego que você deve usar para gerar tráfego.


Por exemplo, sua única estratégia de aumento de tráfego pode ser a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) . Mas, se o Google mudar repentinamente seu algoritmo ou você for penalizado por qualquer motivo, sua autoridade e (como resultado direto) o volume de tráfego para seu site diminuirá significativamente.


Se você tiver fontes de tráfego ativas adicionais, permanecerá fortalecido contra quaisquer mudanças ou mudanças imprevistas, enquanto expande consideravelmente seu alcance promocional.


Aqui está uma lista de fontes de tráfego eficazes que você deve manter à mão:


Publicidade em mídias sociais e marketing em mídias sociais .

Publicidade paga por clique (PPC) e publicidade paga por meio de anúncios como Amazon Ads .

Publicação de conteúdo de convidados em blogs e publicações relevantes da indústria .

Marketing direto e promoções direcionadas para impressão.

Marketing de influência



2. Não deixe de capturar novos leads

Quando se trata de marketing de ciclo de vida, deixar de capturar leads é um pecado capital.


Nós nos tornamos uma espécie de nativos digitais, o que significa que, se você estiver gerando tráfego, uma infinidade de leads visitará seu site, loja online ou um de seus muitos outros pontos de contato com o consumidor todos os dias.


Em muitos casos, esses leads em potencial podem se distrair ou decidir não comprar imediatamente e sair do seu site. Se você não desenvolveu uma estratégia para capturar seus dados em primeira instância, não será capaz de prosseguir com uma oferta valiosa que pode motivá-los a converter.


Ao oferecer white papers, depoimentos, estudos de caso, cursos de curta duração, novos negócios com assinantes ou qualquer outra coisa que considere ter valor, você será capaz de capturar seus leads e desenvolver relacionamentos de longo prazo que resultarão em fidelidade à marca que, por sua vez, irá traduzir para repetir personalizado - o que nos leva ao nosso próximo ponto ...


3. Não se esqueça de nutrir seus clientes em potencial

Depois de capturar seus leads, se você os negligenciar, não os incentivará a investir em sua marca. É simples assim.


Mas, apesar de ser um conceito relativamente simples, você ficaria surpreso se muitas pessoas ignorassem a fase de promoção de leads de suas estratégias de marketing.


Estudos sugerem que metade de todos os leads de negócios comprará de uma marca em 18 meses. Mas, 85% dessas compras potenciais se comprometerão a comprar entre três e 18 meses após a manifestação de um interesse inicial.


Dito isso, se você deixar de tomar medidas para nutrir seus clientes estrategicamente por meio de ofertas sob medida e conteúdo personalizado, provavelmente perderá 85% das vendas potenciais. Naturalmente, isso será prejudicial para o crescimento do negócio.


Para ajudá-lo a formular estratégias que produzirão resultados, leia nosso guia para estimular leads em cada estágio do funil de vendas .




4. Não subestime o poder da entrega em excesso

Depois que seus clientes em potencial se comprometerem a investir em seu produto ou serviço, é importante que você vá além, não apenas para cumprir suas promessas, mas para demonstrar por que merece lealdade à marca.


Os consumidores de hoje valorizam a transparência e as opiniões de seus colegas acima de tudo e se você não exceder, ou pelo menos atender às expectativas, é improvável que um cliente que realiza a conversão retorne. Daí a importância do excesso de entrega.


A grande maioria dos profissionais de marketing ignora o poder da entrega em excesso, dando aos concorrentes a oportunidade de levar seus consumidores aos braços.


Portanto, nunca subestime o poder de entregar muito.


Além de garantir que seu produto ou serviço atenda a todas as expectativas e que tudo seja atendido perfeitamente, seus esforços de entrega excessiva virão de seus cuidados posteriores.


Além de empregar uma combinação de técnicas de promoção de leads, você deve buscar ir além com conteúdo personalizado adaptado às decisões de compra de seu cliente - ou agradecendo com um presente, negócio ou oferta exclusiva.


Aqui, você deve procurar ser o mais criativo e inovador quanto possível, mas o ponto chave é: Verifique se o seu comunicações pós-compra são outstandin g , em vez de genéricos. Você colherá grandes recompensas a longo prazo.


5. Não negligencie as oportunidades de obter referências

Por último, mas não menos importante: você deve sempre ter como objetivo obter referências de seus clientes que realizam a conversão.


O marketing de referência - ou boca a boca - é uma ferramenta poderosa e, embora possa não ser um termo particularmente técnico, a frase "se você não perguntar, não entenderá" se aplica aqui.


92% dos consumidores confiam nas referências de pessoas que conhecem. Dito isso, se você construiu um relacionamento genuíno por meio de suas comunicações de marketing iniciais, suas iniciativas de conversão e incentivo de leads e por meio da entrega excessiva de seus cuidados pós-compra, converter seus clientes felizes em defensores da marca deve ser uma tarefa bastante natural.


Ao perguntar se seus consumidores irão recomendá-lo para seus amigos, familiares ou colegas e dar-lhes um incentivo para fazê-lo (como um desconto ou bônus por indicação), você provavelmente aumentará o conhecimento da marca e atrairá novas pessoas para o ciclo de vida do cliente. E, depois de fazer isso, prepare-se para iniciar todo o processo novamente - da maneira certa.


Ao focar em todas as áreas do ciclo de vida do cliente, em vez de aprofundar em apenas uma ou duas, você catalisará o crescimento de sua marca e aumentará o poder de seus esforços de marketing, exponencialmente, um cliente por vez.

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