Onde quer que esteja, você deve sempre ter em mente as melhores práticas de segurança cibernética em viagens. Neste artigo, apresento algumas sugestões de especialistas para mantê-lo seguro no mundo digital enquanto aproveita suas merecidas férias. A praia de Grumari pode ser o local ideal para seus dias de descanso.
Onde quer que você vá, aí está você! E, na maior parte do mundo, a Internet também. Mesmo como um viajante, você ainda encontrará uma maneira de estar online nos dias de hoje. E os criminosos digitais sabem disso. Esses malfeitores têm procurado cada vez mais os viajantes nos últimos anos, de modo que você corre um risco maior se eles estiverem longe de casa.
Ao planejar suas férias, a segurança cibernética certamente não figura entre suas principais prioridades. Mas, infelizmente, é exatamente por isso que aumenta o risco de se tornar uma vítima de crime cibernético quando você está viajando.
Você poderia estar esperando para voar em um aeroporto, trabalhando em seu quarto de hotel, em uma viagem familiar. A localização é irrelevante. Onde quer que esteja, você deve sempre manter o melhor práticas de segurança cibernética em viagens em mente. Neste artigo, apresento algumas sugestões de especialistas para mantê-lo seguro no mundo digital enquanto aproveita suas merecidas férias. Continue lendo para aprender e se manter seguro na Internet enquanto estiver viajando.
Viagens e segurança cibernética
Os viajantes não pensam muito na segurança cibernética. Não é surpreendente. Viajar envolve fazer as malas, cuidar da casa, transporte, hospedagem, refeições, atividades, passaportes, passagens, vistos e muitas outras coisas, todas urgentes. Com a mente repleta de tantos detalhes, não é de se admirar que a segurança não seja uma prioridade.
Viajar significa chegar a um ambiente desconhecido. Você está ocupado e distraído; você tem um grau menor de controle sobre o que está ao seu redor, incluindo seu contexto digital. E também há todas as chances de você ficar mais relaxado. Assim, você faz o que for mais fácil ou mais conveniente sem pensar muito nas questões de segurança.
Ao viajar pelo mundo com seu smartphone e laptop (indispensável em viagens de negócios), você também carrega seu passaporte, cartões de crédito, tíquetes de transporte, detalhes de hospedagem e muito mais. Resumindo: você traz consigo uma infinidade de informações pessoais.
As circunstâncias descritas acima dão aos hackers de chapéu preto uma vantagem sobre os viajantes. Na verdade, de acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças IBM X-Force 2019 , o transporte foi o segundo setor mais perigoso em termos de ataques cibernéticos.
Cinco coisas a fazer para se proteger digitalmente quando você estiver ausente
A segurança cibernética efetiva é uma moeda de dois lados: o físico e o digital. Permanecer seguro é cuidar de ambos os aspectos, onde quer que você esteja no mundo. No entanto, praticar a boa segurança cibernética fora de casa não é uma tarefa tão complexa se você seguir as cinco dicas a seguir que vamos revelar a você.
1. O WiFi público não é seu amigo
Seu telefone é a peça de hardware mais portátil, portanto, está mais próximo do público do que seus computadores. Portanto, limitar o acesso externo ao telefone é a maneira mais fácil de evitar problemas de segurança. Não use a rede WiFi pública. É simples assim.
Sim, claro, esse Wi-Fi público é conveniente, prático e especialmente atraente quando você está viajando. Mas também é o ambiente mais arriscado no mapa digital. Portanto, preste atenção ao farejar uma rede criptografada. Além disso, pergunte aos funcionários do hotel sobre a segurança cibernética para usuários convidados - não seja tímido, é o trabalho deles.
Considere que os hackers sabem que os viajantes também usarão a rede Wi-Fi privada do seu hotel. Eles conhecem seu território porque, ao contrário de você, são locais. Isso torna até mesmo a rede privada um alvo para ataques cibernéticos. De acordo com o Hotel News Now, o Marriot International e o Drury Hotel foi vítima de violações de dados significativas nos últimos dois anos. Os dados perdidos incluíam as informações de contato e detalhes do cartão de crédito de milhões de clientes.
Quando você estiver fora de casa, tenha cuidado com as redes que acessa. Se você deve usar WiFi público, não faça login em contas pessoais nas quais os dados confidenciais são armazenados. Se você usar uma VPN, sempre use-a em pontos WiFi públicos.
2. Prenda sua tecnologia
Enquanto você estiver na estrada, a prática mais fácil de segurança cibernética também é a mais fácil - e mais barata: mantenha seus brinquedos trancados. Para fazer isso corretamente, você precisa cuidar dos aspectos de segurança, físicos e digitais.
Segurança física
Coloque seus dispositivos em bolsos opacos fechados com zíper. Sem bolsos laterais durante a viagem. Em vez disso, compre um organizador para dispositivos eletrônicos que tenha uma fechadura.
Cada dispositivo deve ser preso com segurança dentro de sua bagagem. Bolsos laterais são acessíveis para ladrões, portanto, não coloque seu telefone lá. É bom ter seus dispositivos à mão, mas não tanto a ponto de colocá-los em risco de roubo.
Organizadores eletrônicos podem ajudá-lo a manter todos os seus dispositivos eletrônicos em um único lugar, para que você não precise se preocupar com a bagagem. Escolha um com cadeado, se possível.
Segurança digital Segurança
digital significa limitar o acesso de usuários estrangeiros aos seus dispositivos. A etapa crítica é ter autenticação em todos os dispositivos. A autenticação de dois fatores é ainda melhor.
Para facilitar as coisas para você, a maioria dos computadores e telefones celulares tem algum tipo de sistema de autenticação embutido. Mas mesmo que não o façam, existem outras opções para garantir que você está protegido digitalmente. Você pode, por exemplo, limitar o acesso ao seu telefone ou tablet definindo um código alfabético ou numérico padronizado. Sempre use senhas fortes.
Segurança de senha Senhas
mais fortes evitam o acesso indesejado aos seus dispositivos e contas. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao criar suas novas senhas de viagem:
Tamanho importa. Uma boa senha deve incluir pelo menos 15 caracteres.
Use a variedade de personagens. Inclua letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e símbolos em todas as suas senhas.
Torne impossível adivinhar. Frases comuns, palavras que você pode encontrar em um dicionário, seu aniversário, o nome do seu filho, o nome do seu cachorro são as piores senhas. Um hacker competente pode encontrar essas informações navegando em sua página do Facebook e adivinhando sua senha corretamente.
Use um gerador de senha. Os geradores de senhas darão a você algo muito próximo do aleatório, que é a coisa mais difícil de adivinhar ou hackear. Os gerenciadores de senhas geralmente incluem um recurso gerador e o armazenam para você, para que você não precise se lembrar deles.
3. Desative recursos de risco
Em casa ou no escritório, você provavelmente sempre usa alguns recursos que economizam algum tempo, como conexão automática, Bluetooth e compartilhamento de localização. Mas quando você não está em casa, esses recursos não fazem nada por você, exceto aumentar sua exposição a malfeitores, porque você está em um ambiente diferente.
Conexão automática
Certifique-se de desligar os recursos de conexão automática, mesmo se desejar usar uma rede WiFi pública. Por exemplo, conectar-se automaticamente ao roteador WiFi da sua casa é conveniente, mas lembre-se de que o roteador permanece em casa, então seu computador ou dispositivo não o encontrará.
Além disso, é uma boa prática conectar-se a redes WiFi manualmente porque você deve investigar pelo menos um pouco as redes disponíveis.
Bluetooth O
Bluetooth está em toda parte hoje em dia. Ironicamente, poucos usuários têm a primeira ideia de como ele funciona. Talvez você ache que o Bluetooth é tão legal porque permite que você conecte todos os seus dispositivos. Você tem razão; isto é. Mas os hackers também acham que é legal porque dá a eles uma porta de entrada para o seu computador ou smartphone.
Como no ponto anterior, é tudo sobre o meio ambiente. Em casa, você está em um ambiente seguro e conhecido. No entanto, nas férias, você não sabe o que está ao seu redor e estaria certo em assumir algum grau de hostilidade ambiental.
Considere que, uma vez que enquanto você está viajando, nenhum dos dispositivos que o Bluetooth geralmente encontra e se conecta estará disponível, você não perderá nada ao desligar esse recurso. E você ganhará segurança.
Compartilhamento de localização
Claro, você deseja compartilhar sua localização com amigos e familiares nas redes sociais. Você quer que eles saibam onde você está, como você está e que eles o sigam em sua nova aventura.
Além disso, todo mundo está fazendo isso. Mas não é a melhor coisa a se fazer em termos de segurança.
Pense cuidadosamente sobre os prós e os contras do compartilhamento de localização. Não se trata apenas de prevenir ataques cibernéticos. Ataques físicos se tornam possíveis quando um criminoso sabe quando e onde você está em alguns momentos cruciais. Eles podem descobrir onde está seu quarto de hotel, por exemplo, o que o torna vulnerável a roubos.
Você não precisa desligar completamente o compartilhamento de localização, mas precisa exercitá-lo com sabedoria.
4. Use um antivírus
Parece a sugestão mais óbvia? Poderia ser. Mas como você estará tão ocupado se preparando para viajar, pode esquecer tudo muito rapidamente.
UMA bom antivírus O pacote oferece uma camada de defesa adicional que protege seus dispositivos o tempo todo, mesmo quando você não está prestando atenção.
Pesquise um pouco sobre os softwares antivírus do mercado para que você possa escolher o que mais lhe convém. Se você estiver viajando por causa do trabalho, pergunte ao seu empregador sobre licenças antivírus corporativas. Por fim, sempre mantenha seu sistema operacional e antivírus atualizados e certifique-se de executar uma última atualização antes de sair de casa.
5. Execute uma atualização antes de sair
Cada um de seus dispositivos é executado em um sistema operacional. Certifique-se de atualizar todos eles antes de sair de casa em uma viagem.
A opção padrão para atualizações é acionada em alguns dispositivos quando uma conexão a uma rede WiFi é detectada. Assim, quando seu telefone ou tablet descobrir que está online por WiFi, ele começará a baixar um novo software, mesmo se você estiver longe de casa.
Desative esse recurso se o seu dispositivo permitir. Mantenha o controle sobre seu hardware para que seja mais fácil para você evitar acessos indesejados.
Se você não conseguir desabilitar ou alterar a opção padrão e perceber que seu dispositivo está baixando um novo software enquanto estiver em trânsito, pare-o. Force o dispositivo a esperar até que você volte para casa para concluir a instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário