domingo, 19 de setembro de 2021

Eletrificação parcial e flexível pode trazer benefícios financeiros e sociais consideráveis

 Para aplicações que requerem calor de baixa ou média temperatura, é possível eletrificar parcialmente a demanda de calor, o que permite uma comutação flexível entre o consumo de eletricidade e de combustíveis fósseis. Com uma configuração de caldeira dupla ou híbrida, o vapor pode ser produzido a partir de eletricidade e de combustíveis fósseis. Existem várias razões pelas quais uma configuração dupla ou híbrida pode ser atraente para sites industriais, embora os investimentos iniciais sejam maiores do que uma configuração única, ao fazer um serviço de Engenharia do Proprietário em Minas Gerais



Primeiro, os custos com combustível podem ser menores. Em algumas regiões, o preço da eletricidade está cada vez mais flutuando. A eletrificação completa pode não ser atraente devido ao alto preço médio da eletricidade. Mas as configurações híbridas ou duplas podem permitir que os locais industriais aproveitem os preços mais baixos da eletricidade quando as fontes renováveis, como a solar e a eólica,  estão em pico de produção. Em segundo lugar, poderia permitir a captura de fontes de receita adicionais. As empresas industriais que consideram uma configuração híbrida ou dupla também devem contabilizar os pagamentos que podem receber como resultado das práticas de “equilíbrio da rede”, por meio das quais os operadores da rede recompensam os clientes por consumirem o excesso de eletricidade gerado durante os períodos de pico de geração renovável.10

Terceiro, poderia permitir o uso direto de eletricidade de um local de produção renovável intermitente próximo, como um parque solar ou eólico. Tal configuração fora da rede poderia reduzir significativamente os custos de eletricidade, uma vez que os custos de conexão com a rede, impostos e outras taxas são evitados. Por último, pode ser um primeiro passo para a eletrificação completa, permitindo que as empresas industriais mudem gradualmente sua dieta energética.


Um híbrido de configuração dupla pode significar que as emissões de GEE inicialmente não são reduzidas tanto quanto com a eletrificação completa. No entanto, existem benefícios claros para outras partes interessadas, incluindo a sociedade. Se os participantes da indústria aumentarem significativamente seu consumo de eletricidade se os preços da eletricidade caírem abaixo do combustível convencional, isso pode atuar como um preço mínimo no mercado de energia. Isso poderia estimular a transição energética, pois aumenta a atratividade dos investimentos na produção de energia renovável.


O momento de virar o interruptor

Quanto mais cedo os proprietários de sites avaliarem o potencial de eletrificação, mais provável será que eles possam escolher o momento mais prático para investir em equipamentos elétricos. A decisão deve ser baseada na evolução esperada dos preços da eletricidade e dos combustíveis convencionais. O equipamento industrial pode durar mais de 50 anos com manutenção regular e custa tanto que raramente é econômico substituí-lo antes do fim de sua vida útil. Por esse motivo, a compra de equipamento elétrico ou híbrido é financeiramente mais sensato quando uma empresa substitui um equipamento vencido ou monta uma nova instalação. A instalação de equipamentos híbridos durante as substituições e novas construções em curto prazo pode tornar a eletrificação mais econômica do que a instalação de equipamentos convencionais agora e a troca para equipamentos elétricos posteriormente. Os formuladores de políticas também podem desempenhar um papel, pois o apoio à regulamentação pode melhorar muito a atratividade da eletrificação. O momento certo para começar a eletrificar pode depender da combinação esperada de geração de energia local. Portanto, as empresas de eletricidade são um fator importante. Apenas eletrificaçãoreduz as emissões de gases de efeito estufa da indústria  se capacidade de geração renovável suficiente for adicionada para atender à demanda de eletricidade da indústria. (A maioria dos equipamentos elétricos para a indústria não é mais eficiente em termos de energia do que os equipamentos convencionais. Mudar para equipamentos elétricos e usar eletricidade gerada pela queima de combustíveis fósseis teria, portanto, o mesmo ou até pior impacto ambiental do que continuar a usar equipamentos convencionais.) poderia adicionar capacidade de geração renovável à rede que fornece eletricidade às instalações industriais. Alternativamente, os desenvolvedores de geração de eletricidade renovável podem dedicar qualquer nova capacidade renovável a seus clientes industriais por meio de contrato de compra de energia.


A maturidade do equipamento elétrico determina quais processos podem ser eletrificados. O ritmo no qual as tecnologias elétricas para processos industriais de altíssima temperatura, como produção de aço virgem e produção de cimento, são desenvolvidas e comprovadas em escala ditará quando elas podem ser aplicadas em locais industriais.


As tecnologias atuais já permitem que as empresas industriais substituam uma parte significativa de sua ingestão de combustível fóssil por eletricidade, e os preços da eletricidade são baixos o suficiente em certas regiões para que as empresas possam reduzir seus custos de energia trocando os combustíveis fósseis pela eletricidade. As oportunidades para adotar a tecnologia elétrica só devem continuar a se expandir à medida que os preços da eletricidade caem e as tecnologias elétricas melhorem. Para capitalizar essas oportunidades no curto prazo, as empresas industriais devem começar a incluir a eletrificação em seus planos de gastos de capital. As concessionárias e os formuladores de políticas também podem se beneficiar ao considerar como a eletrificação industrial pode influenciar o ritmo em que a capacidade de geração renovável é adicionada ao sistema de energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário