domingo, 20 de novembro de 2022

Pagando dívidas com o método bola de neve da dívida

 Um guia sobre o que é o método bola de neve e como usá-lo

Se você é um dos inúmeros americanos que se perguntam como pagar dívidas, provavelmente ficará aliviado ao saber que há mais de uma maneira de fazer isso. E uma dessas formas é o método da bola de neve.


Se você está se perguntando: “O que é o método da bola de neve?”, continue lendo. É uma estratégia de pagamento que se concentra primeiro no menor valor da dívida pendente. Depois de pagar a menor dívida, esse dinheiro se acumulará para pagar o restante da dívida.


Monitore seu crédito gratuitamente

Junte-se aos milhões usando o CreditWise da Capital One.


Inscreva-se hoje

Como funciona o método bola de neve da dívida?

O método da bola de neve da dívida se concentra em pequenas vitórias. Isso é feito pagando sua menor dívida primeiro, depois a próxima dívida menor e assim por diante até que você esteja livre de dívidas.


Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar você a começar a usar o método bola de neve:


1. Faça uma lista de suas dívidas

Crie uma planilha ou pegue um bloco de notas e anote cada dívida pendente que você tiver. Isso pode incluir cartões de crédito, empréstimos estudantis, contas médicas e qualquer outro tipo de dívida que você tenha. Inclua informações como o valor total que você deve, pagamento mensal mínimo, taxa de juros e data de vencimento mensal, apenas para se manter no caminho certo. 


2. Faça pagamentos em dia

Você vai querer fazer o pagamento mensal mínimo de todas as suas dívidas. O histórico de pagamentos representa 35% da sua pontuação de crédito total. Portanto, quanto mais pagamentos pontuais você fizer, menos taxas serão cobradas e mais impacto positivo elas terão em sua pontuação de crédito.


3. Concentre-se em pagar a menor dívida 

Enquanto você faz pagamentos mínimos do restante de suas dívidas, coloque todos os fundos extras disponíveis em sua menor dívida. 


Se você está procurando maneiras de encontrar uma renda extra para ajudar com isso, considere vender itens não utilizados pela casa ou até mesmo encontrar uma agitação lateral. De onde quer que venha a renda extra, você pode aplicá-la na menor dívida.


4. Repita até completar

Continue colocando todo o seu dinheiro extra naquela dívida menor até que ela seja paga. Em seguida, você pode aplicar o dinheiro que estava pagando nessa dívida à sua próxima menor dívida. Faça isso até que todas as suas dívidas pendentes sejam pagas integralmente.


O método bola de neve da dívida em ação

Quer saber como isso pode realmente funcionar? Aqui está um exemplo de como o método bola de neve pode parecer em ação:


tipo de conta Taxa de juro mín. Pagamento mensal Equilíbrio

Conta médica 0% $ 125 $ 1.500

Cartão de crédito 1 24% $ 100 $ 3.000

Cartão de crédito 2 16% $ 130 $ 4.000

Empréstimo de carro 3% $ 218 $ 7.500

Empréstimo estudantil 4% $ 122 $ 10.000

Total mín. Vencimento $ 695

 


 


Neste exemplo, a conta médica é a menor dívida. Portanto, com o método da bola de neve, você coloca todo o dinheiro extra disponível nessa conta. 


Ao mesmo tempo, você fará os pagamentos mensais mínimos de todas as outras dívidas.


Depois que a conta for paga, você pode se concentrar na próxima conta menor, cartão de crédito 1. Role os fundos que estava usando para pagar a conta médica - e qualquer outro dinheiro extra que possa ter - para pagar a próxima conta. 


Depois que a conta médica e o cartão de crédito 1 são pagos, o processo é repetido com o cartão de crédito 2, o empréstimo do carro e depois o empréstimo estudantil. O valor que você pode pagar em cada conta continuará aumentando até que você tenha todas as suas dívidas pagas.


A Desvantagem Deste Método

Embora o método da bola de neve da dívida seja bom para pessoas que gostam de ver o progresso rapidamente à medida que pagam dívidas menores, nem sempre pode ser a estratégia mais econômica a longo prazo. 


O método da bola de neve da dívida se concentra primeiro na menor dívida, independentemente do valor total devido ou da taxa de juros que você está pagando. Quanto maior a taxa de juros, mais você pagará ao longo da vida do empréstimo. Se você tem muitas dívidas pendentes no cartão de crédito ou grandes quantias de dívidas, esse pode não ser o plano certo para você. 


Escolhendo a estratégia certa de pagamento da dívida

O método da bola de neve da dívida é uma maneira de saldar dívidas, mas não é a única. Existem outras opções para escolher. 


Método de avalanche de dívida

Em vez de focar na menor dívida, o método da avalanche prioriza a dívida com a maior taxa de juros. Pode levar mais tempo para ver os resultados em comparação com o método bola de neve da dívida, mas você pode economizar mais em pagamentos de juros ao longo da vida total de suas dívidas.


Consolidação de débito

Se você tem muitos tipos diferentes de dívidas, talvez queira tentar a consolidação de dívidas. É quando você faz um empréstimo pessoal para pagar todas as suas dívidas pendentes e, em seguida, faz um único pagamento para seu novo empréstimo pessoal. Isso pode ajudar a simplificar sua dívida, dando a você uma data de vencimento e pagamento em vez de muitos. 


Essa pode ser uma boa opção se você conseguir uma taxa de juros menor do que está pagando agora. Caso contrário, pode não valer a pena consolidar. Em vez disso, você pode querer explorar outras opções de economia de custos.


Transferência de Saldo de Cartão de Crédito 

Carregar um saldo em seus cartões de crédito pode aumentar as taxas de juros. Nessa situação, se você quiser evitar altas taxas de juros, considere uma transferência de saldo . Isso permite mover dívidas não pagas de uma ou mais contas para um cartão de crédito novo ou diferente. Pode ajudá-lo a consolidar dívidas ou obter uma taxa de juros mais baixa, o que pode ajudá-lo a pagar sua dívida mais rapidamente. 


Apenas certifique-se de revisar todos os termos e condições antes de se inscrever. Especialmente porque pode haver taxas associadas a uma transferência de saldo. Além disso, você deve verificar qual taxa de juros poderá ser cobrada assim que a taxa introdutória terminar. E lembre-se de como o cancelamento de cartões antigos pode afetar sua pontuação de crédito ., ao receber uma Recusa de crédito no cpf


O que fazer se você não pode pagar suas contas

Se você está lutando para fazer pagamentos de suas contas ou dívidas pendentes, um primeiro passo a considerar é entrar em contato com seu credor. Tente fazer isso antes que apareça um pagamento atrasado. Muitos credores trabalharão com você para criar um plano que seja melhor para você e suas finanças. 


Se você já perdeu pagamentos ou está atrasado em muitas de suas contas, não entre em pânico. Considere entrar em contato com uma agência de aconselhamento de crédito sem fins lucrativos. Essas agências entram em contato com os credores em seu nome para ajudar a elaborar os planos de pagamento. Eles também podem ajudá-lo a criar uma estratégia de reembolso e um orçamento adequado às suas necessidades atuais. 


Você deve tentar o método da bola de neve da dívida?

Se você deseja pagar rapidamente suas dívidas menores primeiro, o método da bola de neve pode ser um bom lugar para começar. Mas considere diferentes estratégias de pagamento de dívidas até encontrar aquela que funciona para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário