quinta-feira, 7 de maio de 2020

Como gerenciar os aspectos negativos do trabalho inteligente

O escritório em casa é uma maneira de trabalhar agora muito comum na Itália e, à medida que se torna cada vez mais popular, esse novo estilo de trabalho traz muitos aspectos desafiadores. Neste artigo, focamos em três problemas comuns que os trabalhadores inteligentes devem ter em mente.

Mantenha contato com seus colegas regularmente
Quando você não está fisicamente no escritório, muitas vezes perde as reuniões, os almoços da equipe, o brainstorming e também as conversas na máquina de café, que, sem perceber, nos levam a construir relacionamentos e realizar, colocando-o em prática, a cultura corporativa. O trabalho remotamente torna isso mais difícil, em especial, a sensação ligada à empresa e ao seu papel, ea comunicação é mais desafiador. Antes de mais nada, se você não consegue se comunicar pessoalmente, a interpretação do tom de voz ou da linguagem corporal de um colega pode se tornar muito mais difícil. E se o trabalho em casa durar o dia inteiro, a natureza geral de trabalhar remotamente pode rapidamente se transformar em isolamento.

Contenha esse isolamento colocando em prática uma comunicação significativa e regular com seus colaboradores e tornando-o uma prioridade. Aproveite as inúmeras ferramentas de mensagens instantâneas e videoconferência que você possui, como Facetime, WhatsApp, Skype, Equipes, etc.

Definir um limite entre vida profissional e vida privada
Quando você começa a trabalhar em casa, a clara separação entre trabalho e vida privada com a qual você está acostumado se torna confusa e menos identificável. Afinal, se o seu laptop estiver na sala ao lado, é fácil enviar um email ou concluir um projeto. Por esse motivo, torna-se difícil desconectar e desconectar completamente do trabalho - isso é muito importante para alcançar um equilíbrio saudável entre vida e trabalho.


Para evitar esse desequilíbrio, é importante definir limites para si mesmo. Todos os dias você estabelece uma rotina e age como se fosse trabalhar. Mesmo se você estiver trabalhando em casa, as roupas como se fossem para o escritório são adequadas e você define algo que se assemelha a uma rotina que inicia seu dia de trabalho.

Outra maneira de criar uma divisão clara é ter um local separado para trabalhar. Pode ser um bar, um espaço de trabalho conjunto ou uma biblioteca, mas também pode ser uma sala ou um canto específico da sua casa. Escolha um espaço bem organizado . Quando você estiver lá, concentre-se no trabalho - e não se esqueça de terminar a sessão quando terminar.

Invista em tecnologia
A tecnologia ocupa o primeiro lugar entre as coisas que tornam o trabalho remoto possível e atua como um pilar para as profissões mais modernas. Aplicativos, salas de reunião on-line, nuvens compartilhadas, pastas e documentos facilitam o trabalho onde quer que você vá.

No entanto, a tecnologia também pode falhar - de fato, em algum momento, isso acontecerá. Qualquer espaço de trabalho ou escritório pode ter problemas técnicos, mas quando isso acontece no escritório, estamos todos no mesmo barco. Se você estiver trabalhando em casa, no entanto, o problema é seu e cabe a você gerenciar você mesmo. Você nunca sabe quando se depara com problemas técnicos, mas pode minimizar o risco.

Se você estiver trabalhando em casa, invista em uma boa conexão à Internet confiável, para não ficar mais devagar com fenômenos irritantes, como atraso, buffer, conexão lenta e longos tempos de carregamento. O mesmo vale para quando você escolhe uma barra ou espaço de coworking como área de trabalho. Faça uma pesquisa antes de escolher onde trabalhar e teste a conexão à Internet antes de iniciar.

Ao mesmo tempo, tente sempre ter um plano b. Se o seu wifi estiver mostrando sinais de desaceleração, lembre-se sempre de duas ou três barras onde você poderá concluir seu trabalho em caso de problemas. Certifique-se sempre salvar arquivos a que funciona tanto na intranet corporativa em seu disco rígido. Ao fazer isso, se uma das duas opções vacilar, seu trabalho estará seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário