1. Você tem economia
Sob o colchão ou na conta poupança, você tem um valor igual à sua renda por pelo menos três meses. Esses fundos serão necessários em caso de redução no trabalho, lesões e outros incidentes desagradáveis, pelos quais você poderá perder uma fonte permanente de renda. Dentro de três meses, você poderá pagar contas de serviços públicos, alugar um apartamento, comprar comida e, em geral, viver como costumava com dinheiro de um cofrinho.
2. Você economiza parte do dinheiro de cada salário
Se você reabastecer a economia de cada salário, isso significa duas coisas boas ao mesmo tempo. Primeiro: você não faz face às despesas e pode adiar parte da renda. Segundo: suas acumulações aumentam mensalmente.
3. Você registra despesas após cada compra
O provérbio "O dinheiro adora uma conta" não se originou do zero, as finanças não toleram uma atitude descuidada. Você honestamente registra todas as despesas , mesmo que elas mostrem seus erros no gerenciamento de orçamento. Isso ajuda a analisar quais despesas poderiam ter sido evitadas e a ajustar as despesas pelo resto do mês.
4. Você tem várias carteiras
Você não confia na memória e nas circunstâncias em assuntos importantes como os financeiros. Portanto, o dinheiro para as necessidades diárias está no cartão, em caso de força maior - em uma conta poupança, para grandes finalidades, como apartamento, carro ou férias -, mediante depósito.
No entanto, os fundos também podem ser distribuídos em envelopes de papel - é importante que não haja risco de gastar acidentalmente as economias alocadas para outros fins.
5. Você sabe como salvar
Você conhece muitas maneiras de economizar nas compras diárias. Por exemplo, você pega pacotes grandes para reduzir o preço por unidade de mercadorias, não vai ao supermercado com o estômago vazio e conhece todos os truques dos comerciantes que o impelem a compras precipitadas.
6. Você evita desperdícios
Existem várias maneiras simples de jogar dinheiro fora : comprando pacotes nas bilheterias dos supermercados, café para viagem e assim por diante. Mas você é experiente e sabe claramente quais despesas podem ser facilmente evitadas.
7. Você faz uma lista de compras
A maneira mais fácil de evitar despesas desnecessárias é entender com antecedência e com a cabeça sóbria o que você precisa comprar.
8. Você planeja um orçamento para o mês e o ano
Um plano financeiro pessoal torna as relações com o dinheiro simples e diretas. Você sabe quais despesas são inevitáveis e quanto dinheiro resta por prazer, prevê grandes despesas e pode começar a economizar com antecedência. Isso permite que você evite o "balanço" quando estiver vazio e grosso no bolso e forneça tudo o que você precisa.
9. Você não está procurando um pouco nos bolsos dois dias antes do seu salário
Você não tem situações em que, nos últimos dias anteriores ao seu salário, não tenha nada para comprar pão e leite. Pode haver dois motivos: você planeja o orçamento de forma competente ou ganha mais do que gasta.
10. Você paga contas de serviços públicos, impostos, multas no prazo
As sanções são uma punição financeira extremamente desagradável por esquecimento e indisciplina. Mas é fácil evitar se você pagar todas as contas em dia. Você sabe disso e não permite erros de ignição.
11. Você tem objetivos financeiros e um plano para alcançá-los
Você economiza para férias, carro ou participação acionária em uma empresa de petróleo e gás. Ao mesmo tempo, você sabe exatamente quanto dinheiro precisará levar em consideração a inflação, defina um prazo realista para atingir a meta e salve mensalmente o valor de acordo com o cronograma de acumulação. Essa abordagem indica que você terá sucesso.
12. Você é guiado em preços
Você sabe quanto custam seus produtos habituais, produtos químicos domésticos e outros produtos do cotidiano. Portanto, a mão não alcançará os produtos enlatados "em estoque", porque você se lembra que em um hipermercado próximo eles são duas vezes mais baratos a um preço constante. Isso ajuda você a escolher as ofertas mais vantajosas das lojas e não gastar muito.
13. Você usa aplicativos que ajudam a economizar dinheiro.
É tolice ignorar os desenvolvimentos modernos se eles aliviarem seus encargos financeiros. Existem vários aplicativos que rastreiam promoções e comparam preços de produtos em diferentes lojas. E para essas análises financeiras, você nem precisa se levantar do sofá.
14. Você não pede emprestado a amigos, parentes, conhecidos
Viver dentro de nossos meios é um dos princípios principais do manuseio adequado do dinheiro. Consequentemente, se sua renda não for suficiente e você precisar pedir a alguém que participe financeiramente de sua vida, embora com um retorno, algo no seu planejamento financeiro deu errado.
15. Você não toma empréstimos ao consumidor para coisas que podem ser acumuladas
Mesmo se lhe for prometido um empréstimo com taxas de juros extremamente baixas, provavelmente o seguro está incluído, serviço de garantia adicional da mercadoria ou qualquer outra coisa que o faça pagar a mais. Ao mesmo tempo, muitas compras, como um novo telefone ou console de jogos, não são vitais - você pode ser paciente e economizar um pouco.
16. Você sabe contar
Provavelmente, o curso escolar de álgebra nunca foi útil para você, mas o conhecimento adquirido em matemática é necessário diariamente. Os cálculos mais simples ajudam a entender como é mais lucrativo comprar mercadorias - por cartão ou por estoque, se os custos de viagem excedem os benefícios dos descontos e se devem emitir um cartão bancário com reembolso, se você pagar mil rublos por ano e devolver apenas 50 rublos para mês.
17. Você tem um plano de renda?
Mesmo que você consiga viver o suficiente sem economizar, contentar-se com essa renda é improdutivo. Portanto, você está procurando maneiras de se tornar um especialista mais bem pago: estude constantemente, faça contatos úteis, participe de projetos promissores. Além disso, você vê em que direção vale a pena crescer para aumentar a receita.
18. Você está interessado em investir
Mesmo que você ainda não tenha um valor que possa ser investido com lucro , você está interessado em depósitos, ações, investimentos e outras maneiras de fazer o dinheiro funcionar. Esta é a abordagem correta, que no futuro ajudará pelo menos a não perder parte da economia devido à inflação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário