terça-feira, 7 de abril de 2020

Kakebo: como gastar e economizar dinheiro em japonês

Este sistema de gerenciamento de orçamento será apreciado por quem gosta de notebooks e caligrafia.

O que é o Kakebo?
A palavra Kakebo tem três caracteres, significando um livro para salvar em casa. O sistema financeiro com esse nome foi inventado pelo japonês Motoko Hani.

O sistema Kakebo visa aumentar a economia e trabalha com o princípio de "um centavo economiza um rublo". Tem que deixar de lado pequenas quantidades, mas regularmente.

O que você precisa para Kakebo
Para manter o orçamento de acordo com os motivos de Motoko Hani, você precisará de dois cadernos - grandes e pequenos. Em geral, você registrará todas as receitas, planejará despesas e economias. Você precisará carregar uma pequena para registrar todas as despesas em tempo real e não esquecer nada.

Como fazer anotações
Com um notebook pequeno, tudo fica claro: você simplesmente faz uma entrada apropriada toda vez que gasta dinheiro. Um caderno grande pode ser desenhado como você quiser. Deve refletir:

Plano de receita mensal. Pode ser emitido na forma de um tablet ou lista. É importante que você possa registrar todos os recebimentos de fundos: pagamento adiantado, salário, pagamento de dívidas, fundos da venda de um laptop usado e assim por diante. No início do mês, insira a receita que você tem certeza na tabela e adicione entradas com uma caneta de cor diferente ou, por exemplo, em letras maiúsculas.
Plano mensal de poupança. Na página correspondente, você indica quanto dinheiro gostaria de economizar em um cofrinho ou em uma conta poupança. E o valor que você precisa decidir antes de começar a planejar as despesas .
Plano mensal de gastos. Todas as despesas constantes são pagas: contas de serviços públicos, aluguel de apartamento, comunicação e Internet.
Kakebo - a arte da economia financeira em japonês

Propõe-se dividir o dinheiro restante após dedução de despesas e economias obrigatórias em quatro categorias:

Custo de vida: produtos, produtos químicos domésticos, roupas, sapatos.
Cultura e educação: educação, treinamento, ingressos para museus.
Entretenimento: encontro com amigos, cinema, viagens curtas.
Outros: todas as despesas que não se enquadram nas três primeiras categorias.
Kakebo - a arte da economia financeira em japonês

Determine as proporções pelas quais você dividirá o dinheiro em quatro partes, você precisa. Se você planejar as despesas corretamente, poderá permanecer nas categorias dentro de um mês sem dificuldade.

O sistema Kakebo não se limita às gravações. No final de cada mês, você terá que analisar se seguiu o plano, onde conseguiu economizar, onde gastou demais. Isso ajudará a orçamentar com mais precisão os próximos meses e a ver quais gastos precisam ser ajustados.

Como salvar pelo sistema Kakebo
Existem truques adicionais no sistema que ajudarão você a aumentar suas economias com mais eficiência.

Todos os dias, coloque a ninharia deixada nos bolsos no cofrinho. O que hoje parece um punhado de moedas no final do mês será de uma quantidade significativa.
Devolver dívidas ao cofrinho como um todo. Na verdade, isso não é renda, você acabou de devolver o dinheiro que não foi contabilizado nos meses anteriores.
Ao trocar notas grandes, coloque uma pequena porcentagem no cofrinho. Chega de 50 a 100 rublos, depois são transformados em uma quantidade maior.
Desenvolva um sistema de multas para si mesmo. Punir-se financeiramente por maus hábitos ou, por exemplo, pular um treino: economize 100 rublos em um cofrinho. De qualquer forma, o benefício será: ou você ficará rico ou se tornará mais disciplinado.
Divida o dinheiro que você pretende gastar por quatro semanas. Tudo o que resta do orçamento de sete dias, no final da semana, é transferido para a poupança.
Adie as compras não urgentes por um mês. Se depois de 30 dias você ainda quiser comprar algo, faça-o. Mas pode acontecer que não seja tão necessário.
Como adaptar o Kakebo à tecnologia moderna
O sistema está vinculado a dois notebooks, mas ninguém o incomoda para registrar as despesas atuais no aplicativo e, em vez de usar o livro financeiro principal, use uma tabela no Excel.

Kakebo - a arte da economia financeira em japonês

A situação é semelhante à substituição de dinheiro por um cartão bancário. Em vez de colocar uma ninharia do seu bolso em um cofrinho, transfira parte dos fundos do cartão para uma conta adicional, para que uma quantia redonda permaneça nele. Por exemplo, com um saldo de 42.350 rublos, você transfere 350 rublos para sua conta poupança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário