terça-feira, 7 de abril de 2020

Compre um carro ou pegue um táxi: o que é mais rentável para você

Para responder a essa pergunta, compare o custo de 1 km de táxi e seu próprio carro.

É fácil descobrir tarifas de táxi. É muito mais difícil descobrir qual é o custo de operação de um carro pessoal. As pessoas compram carros a preços muito diferentes, alguém dirige com mais frequência, alguém com menos frequência, algumas pessoas não estão em oficinas de automóveis há anos, e alguém tem menos sorte e geralmente precisa consertar um carro.

Queremos mostrar qual é o custo de 1 km da estrada e como calculá-lo. Você pode substituir seus números como exemplo e estimar o custo de dirigir no seu caso.

Tarifa de táxi
As tarifas de táxi variam de acordo com o dia da semana, hora do dia e outras circunstâncias. Usaremos a calculadora on-line do primeiro serviço de táxi encontrado. Digamos que precisamos ir dos subúrbios de Moscou para um dos distritos mais próximos da capital.

Tarifa de táxi

Para uma viagem de 25 km, teremos que pagar 770 rublos, ou seja, cerca de 30 rublos por quilômetro. A partir deste preço, vamos construir.

O custo de uma viagem no seu carro
Existem muitos termos:

O custo da gasolina.
Depreciação de carro é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda.
Custo de propriedade - pagamentos recorrentes (impostos, seguros, etc.).
Manutenção periódica.
Reparação.
Custos associados ao armazenamento da máquina.
Custos de gás
Este valor é muito fácil de calcular. Para fazer isso, você precisa conhecer o consumo médio de combustível do seu carro e o preço do combustível na sua região. Por exemplo, a uma vazão de 7 l / 100 km de gasolina AI-95 ao preço atual de 45 rublos por litro, obtemos:

7 l × 45 rublos / l ÷ 100 km = 3.15 rublos / km
O consumo de petróleo a esse valor acrescenta mais alguns centavos. Por exemplo, com um preço de 2.000 rublos e uma frequência de substituição a cada 15.000 km, temos:

2 000 esfregar. ,000 15.000 km = 0,13 rublos / km
O valor é completamente insignificante, mas o levaremos em consideração.

Despesas de combustível e lubrificante à medida que o carro se deteriora e o desempenho do motor se deteriora um pouco, mas um pouco.

Máquina de depreciação
Esse valor também é calculado de forma simples: você precisa dividir a diferença entre o preço de compra do carro e o preço de venda pela milhagem do carro durante esse período.

Por exemplo, você comprou um carro por 800.000 rublos e, após cinco anos, vendeu por 300.000. Durante esse período, a quilometragem foi de 150.000 km. Então:

(800 000 rublos - 300 000 rublos) ÷ 150 000 km = 3,3 rublos / km
Quanto mais caro seu carro, mais ele perde de preço durante a operação. Quanto menos você andar, maior será a contribuição da depreciação para o custo de um quilômetro.

Custo de propriedade
Aqui incluímos despesas que não dependem da quilometragem do carro: impostos, seguro obrigatório de responsabilidade civil, o custo da aprovação na inspeção. São pagamentos anuais, cujo valor depende da capacidade do motor do carro (imposto), do local de registro do proprietário e da experiência de condução do carro aprovado para gerenciamento (CTP), além de outras circunstâncias.

Os valores desses pagamentos podem variar muitas vezes, mas em média não excedem 10.000 rublos por ano. Tomaremos este valor para cálculo. Com uma quilometragem anual de 30.000 km, o custo de propriedade nos dará a seguinte contribuição para o custo de um quilômetro:

10 000 esfregar. ,000 30.000 km = 0,33 rublos / km
Quanto mais você dirige, menor é a contribuição já insignificante de impostos e seguro obrigatório para o custo por quilômetro.

Manutenção Periódica
Cobre o custo de manutenção obrigatória (MOT) de um veículo, cujo volume é definido pelo fabricante.

Como regra, a manutenção está ligada a um alcance de 15.000 km. Se a quilometragem anual não exceder 30.000 km, pode-se considerar que a manutenção é realizada duas vezes por ano.

Mas o volume de manutenção varia significativamente. Enquanto o carro é novo e ainda não há desgaste de componentes e peças, a manutenção é reduzida principalmente para controle e ajustes. Então, o número de peças a serem substituídas aumenta gradualmente: você precisa trocar discos e pastilhas de freio desgastados, correias, amortecedores.

Aqui estão os fatores que podem influenciar esse indicador:

Quanto mais velho o carro, mais cara é a manutenção.
Quanto mais caro e complicado o carro, mais caras são as peças de reposição e o serviço do carro.
O proprietário do carro pode fazer parte do trabalho de manutenção por conta própria, o que reduz os custos diretos.
O proprietário também pode negligenciar as recomendações do fabricante e não seguir suas instruções: não altere as peças no prazo ou com menos frequência e apenas ignore algum trabalho.
É quase impossível calcular pelo menos o custo médio de manutenção levando em consideração todas essas circunstâncias.

Reparação
É difícil separar completamente os custos de reparo dos custos de manutenção. Concordamos em considerar o reparo uma substituição imprevista de peças com falha. Os carros modernos são muito duráveis, mas, como qualquer equipamento, quebram. Aqui, a diversidade de situações da vida é ainda maior.

Indique as tendências:

O carro novo nos primeiros dois ou três anos praticamente não quebra. Com o aumento da idade e da quilometragem, cresce a necessidade de reparos.
O custo de peças de reposição e o reparo em si variam de acordo com a marca.
Tendo o desejo e a oportunidade, o proprietário pode realizar muitos tipos de reparos por conta própria e pagar apenas o custo de peças de reposição.
As condições de operação podem prolongar a vida livre de manutenção do carro ou, pelo contrário, eliminá-lo antes do tempo. Alguém pode quebrar o carro com mais frequência e exigir grandes custos de reparo.
De acordo com a experiência de vários proprietários de carros pesquisados, o custo total de manutenção e reparo por cinco anos é de 20 a 50% do custo de um carro novo.

No nosso exemplo, o custo de um carro novo é de 800.000 rublos. Consideramos o máximo:

800 000 rublos × 50% ÷ 150 000 km = 2,67 rublos / km
Custos de armazenamento
O custo do aluguel de uma garagem, estacionamento, custos de estacionamento na cidade, dependendo da situação, pode estar ausente por completo (o carro dorme sob a janela) ou em quantidades muito grandes (8 horas de estacionamento no centro de Moscou custarão 2.000 rublos).

Por simplicidade, assumimos que o estacionamento não se aplica à direção e não o levaremos em consideração.

Qual é o resultado
No nosso exemplo, foi comprado um carro novo no valor de 800.000 rublos, que após cinco anos de operação foi vendido por 300.000 rublos com quilometragem de 150.000 km. Em termos de quilômetro, os custos foram de:

Despesas com combustíveis e lubrificantes, esfregue. 3,15
Depreciação, RUB 3,30
Propriedade, RUB 0,33
MOT e reparo, esfregue. 2,67
RUB total / km 9,58
No nosso exemplo, usar um carro pessoal é mais lucrativo do que pegar um táxi.

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